segunda-feira, 2 de junho de 2008

domingo, 1 de junho de 2008

Revolução Industrial e Consumismo

O consumismo tem várias supostas origens, vou citar um pouquinho de uma delas especificamente.
Bom, o consumismo e a revolução industrial tem muita ligação, pois a partir da revolução industrial, o volume da produção aumentou extraordinariamente. A fabricação dos bens deixou de ser manufaturada e passou a ser artesanal. A população passou a ter acesso aos bens idustrializados e urbanos. As fábricas passaram a concerntrar dezenas de trabalhadores que vendiam seu trabalho por um baixo salário.
A Revolução industrial mudou complettamente a maneira de viver da população dos paises que se industrializaram. As cidades atraiam os camponeses , e com isso se tornaram cada vez mais importante.
O crescimento industrial causou o desenvolvimento do capitalismo, e criou várias idéias consumistas que caracterizam a sociedade atual.
Após a Revolução Industrial, o mundo nunca mais foi o mesmo. A industrialização agilizou o processo de fabricação, o que não era possivel durante o periodo artesanal. Ela também trouxe o desenvolvimento nun modelo de economia liberal, o que hoje leva ao consumo alienado de produtos industrializados.
Consumir pode também significar suicídio coletivo, na medida em que o consumo cresce mais do que os recursos desponiveis.
A relação entre o consumo alienado e suas consequencias estão muito mais visiveis do que pensamos. Os riscos aos quais estamos expostos, foram originados por nós mesmos. Os atos que antes, pensavamos ser sem consequencias, hoje nos mostra a gravidade do que fizemos com o nosso planeta.
Bom, deixo apenas perguntas: O que o nosso futuro nos reserva? Quais serão as consequencias de nosso consumo alienado?

Pensem nisso...

Beijinhos

Tamiris

Conseqüências gerais do consumismo.

O consumismo tem origens emocionais, sociais e financeiras e psicológicos. Estas, juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem , com o objetivo de suprir a indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa-alto estima e outros. O consumo compulsivo gera conseqüências negativas, para o próprio consumista e para a sociedade. Pode-se citar: desequilíbrio emocional, comprometimento no orçamento familiar, alienação, exploração no trabalho e o surgimento da oneomania, que é um distúrbio onde a pessoa passa a agir impulsivamente, gastando além do necessário. O aumento do consumo aumenta a quantidade de desperdício e também de lixo, o que prejudica excessivamente o meio ambiente. Logo, nosso grupo, através deste blog, busca alertar a todos à respeito do consumismo, já que muitas pessoas pensam: ‘ isso só acontece com os outros..’ Vale a pena ressaltar que, qualquer ansiedade ou tristeza pode gerar um consumo para suprir as carências.

Isabela.

Conseqüências do consumismo na natureza.


Todos se lembram de consumir, mas não se lembram das conseqüências que viram depois; é preciso ter consciência de que o consumo deve ser adequado à natureza, pois dela provém a vida.

O consumismo só aumentou a degradação à natureza. Dizemos hoje que o planeta é doente e que devemos combater esse problema, mas se isso acontecer teremos que acabar com o consumismo e essa idéia não é a mais cogitada pelas pessoas.

A cada dia que passa florestas vem sendo devastadas pela ação clandestina do homem. Rios, lagos e reservas estão sendo usados como lixão e produtos tóxicos são jogados sem se preocupar com o que poderá acontecer aos peixes, que morrem ou ficam doentes. É importante também ressaltar a caça de animais, terrestres e aquáticos, o que os leva à extinção.

A derrubada de árvores não seria um problema se não fosse em um número gigantesco. Estamos retirando mais do que podemos e não estamos repondo. Repor é uma ótima idéia se queremos ter mais matéria prima para consumir, mas ninguém executa essa idéia. Existem vários planos para “reerguer” florestas, mas, infelizmente, todos estão somente no papel. Devemos lembrar que árvores fazem fotossíntese e produzem oxigênio, logo quanto mais poluição atmosférica e menos árvores para despoluir o ar pior será a saúde de nós, consumidores.

Devemos nos preocupar com a vida marinha ou aquática. Animais que vivem na água estão sendo brutalmente atacados. A cada dia que passa, mais resíduos tóxicos são jogados em NOSSAS águas, o que deixam os peixes doentes (e transmitirem doenças para as pessoas) ou eles morrem. As plantas aquáticas também sofrem com a poluição e acabam morrendo, lembrando que algas marinhas são as principais fontes de oxigênio que nós temos.

O que mais acontece hoje em dia, é a caça de animais, muitas vezes clandestina. Muitos animais são mortos às vezes para terem sua pele usada na indústria da moda ou para a indústria alimentícia. Existem grifes como a da cantora e atriz Jennifer Lopez, em que casacos, bolsas, sapatos, carteiras, cintos, calças, blusas são todos feitos com peles de animais.

A diretora da revista americana Vogue já sofreu sérias ameaças de defensores de animais devido à postura tomada por ela, quando diz que não se importa com os animais e sim com ela mesma.

Devido à caça e a criação de animais em cativeiros para venda dos mesmos, os animais estão sendo extintos. Muitos animais também são abandonados e maltratados, alguns morrem de fome e outros de doença.

Isso devia parar e todos concordamos com isso, mas infelizmente está sendo difícil de acreditar que algum dia o homem irá pensar no que poderá vir a acontecer e se importar com o que ele faz agora.


Ana Laura.

Consumo x Consumismo

Consumismo é o ato de comprar produtos ou serviços, que na maioria das vezes são desnecessários para a sobrevivência humana. E este consumo desnecessário e desenfreado é fruto de uma sociedade moderna e capitalista, que nunca observa as características de seus integrantes, e sim, as suas respectivas aparências, pregando que consumir é sinônimo de bem-estar. Muitas pessoas se enganam ao pensar que consumo e consumismo são semelhantes. A verdade é que existe uma grande diferença entre estes, pois no primeiro, as pessoas adquirem somente o que lhes são necessário para sobrevivência. De fato, no consumismo existe uma aquisição exagerada de produtos supérfluos, visto que as pessoas são fortemente estimuladas a adquirirem com mais ênfase pelos meios de comunicação.
Com este incentivo, nasce em cada consumista uma grande vontade de adquirir novos produtos. Então, estes, compram coisas que geralmente não iriam usar ou que não têm uma utilidade definida. O mais lamentável é que este desejo de consumir é insaciável, pois a compra de um produto gera prazer imediato e, tempo depois, esta vontade incontrolável volta a assombrar muitas pessoas. Espero que por meio das opiniões e constatações feitas acima vocês possam refletir e questionar um pouco mais a respeito da real utilidade de cada produto adquirido, não se deixando influenciar pelos meios de comunicação.
Abraços, Izadora.