domingo, 1 de junho de 2008

Conseqüências do consumismo na natureza.


Todos se lembram de consumir, mas não se lembram das conseqüências que viram depois; é preciso ter consciência de que o consumo deve ser adequado à natureza, pois dela provém a vida.

O consumismo só aumentou a degradação à natureza. Dizemos hoje que o planeta é doente e que devemos combater esse problema, mas se isso acontecer teremos que acabar com o consumismo e essa idéia não é a mais cogitada pelas pessoas.

A cada dia que passa florestas vem sendo devastadas pela ação clandestina do homem. Rios, lagos e reservas estão sendo usados como lixão e produtos tóxicos são jogados sem se preocupar com o que poderá acontecer aos peixes, que morrem ou ficam doentes. É importante também ressaltar a caça de animais, terrestres e aquáticos, o que os leva à extinção.

A derrubada de árvores não seria um problema se não fosse em um número gigantesco. Estamos retirando mais do que podemos e não estamos repondo. Repor é uma ótima idéia se queremos ter mais matéria prima para consumir, mas ninguém executa essa idéia. Existem vários planos para “reerguer” florestas, mas, infelizmente, todos estão somente no papel. Devemos lembrar que árvores fazem fotossíntese e produzem oxigênio, logo quanto mais poluição atmosférica e menos árvores para despoluir o ar pior será a saúde de nós, consumidores.

Devemos nos preocupar com a vida marinha ou aquática. Animais que vivem na água estão sendo brutalmente atacados. A cada dia que passa, mais resíduos tóxicos são jogados em NOSSAS águas, o que deixam os peixes doentes (e transmitirem doenças para as pessoas) ou eles morrem. As plantas aquáticas também sofrem com a poluição e acabam morrendo, lembrando que algas marinhas são as principais fontes de oxigênio que nós temos.

O que mais acontece hoje em dia, é a caça de animais, muitas vezes clandestina. Muitos animais são mortos às vezes para terem sua pele usada na indústria da moda ou para a indústria alimentícia. Existem grifes como a da cantora e atriz Jennifer Lopez, em que casacos, bolsas, sapatos, carteiras, cintos, calças, blusas são todos feitos com peles de animais.

A diretora da revista americana Vogue já sofreu sérias ameaças de defensores de animais devido à postura tomada por ela, quando diz que não se importa com os animais e sim com ela mesma.

Devido à caça e a criação de animais em cativeiros para venda dos mesmos, os animais estão sendo extintos. Muitos animais também são abandonados e maltratados, alguns morrem de fome e outros de doença.

Isso devia parar e todos concordamos com isso, mas infelizmente está sendo difícil de acreditar que algum dia o homem irá pensar no que poderá vir a acontecer e se importar com o que ele faz agora.


Ana Laura.

Um comentário:

Unknown disse...

ssoas deveriam ter mais conciência .