Consumismo é o ato de comprar produtos ou serviços, que na maioria das vezes são desnecessários para a sobrevivência humana. E este consumo desnecessário e desenfreado é fruto de uma sociedade moderna e capitalista, que nunca observa as características de seus integrantes, e sim, as suas respectivas aparências, pregando que consumir é sinônimo de bem-estar. Muitas pessoas se enganam ao pensar que consumo e consumismo são semelhantes. A verdade é que existe uma grande diferença entre estes, pois no primeiro, as pessoas adquirem somente o que lhes são necessário para sobrevivência. De fato, no consumismo existe uma aquisição exagerada de produtos supérfluos, visto que as pessoas são fortemente estimuladas a adquirirem com mais ênfase pelos meios de comunicação.
Com este incentivo, nasce em cada consumista uma grande vontade de adquirir novos produtos. Então, estes, compram coisas que geralmente não iriam usar ou que não têm uma utilidade definida. O mais lamentável é que este desejo de consumir é insaciável, pois a compra de um produto gera prazer imediato e, tempo depois, esta vontade incontrolável volta a assombrar muitas pessoas. Espero que por meio das opiniões e constatações feitas acima vocês possam refletir e questionar um pouco mais a respeito da real utilidade de cada produto adquirido, não se deixando influenciar pelos meios de comunicação.
Abraços, Izadora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
CONSEQUÊNCIAS
O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros.
Além de conseqüências ruins ao consumista que são processos de alienação, exploração no trabalho, a multiplicação de supérfluos (que contribuem para o processo de degradação das relações sociais e entre sociedades) e a oneomania (que é um distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro que é mais comum nas mulheres tomando uma proporção de quatro por um), o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.
Nossa o consumo é totalmente diferente do consumismo,
antes eu pensava que era igual mas já vi que não é .Mas tem muitas pessoa que ainda não sabe que são totalmente diferentes.Se as pessoas olhasem mas ah internet,pesquisasem mas iam saber disso.Mas fazer o quê se elas não procuram saber de nada.Mas tudoO bem elas vão descobrir.. quero dizer eu espero que elas descubram !
Beijo e abraços ! Rafaela
Muito Bom o Texto. Obrigada me Ajudou Muito.!
Abraço *-*
Postar um comentário